[ESPECIAL COPA DO MUNDO] Duas bandas de metal do Irã!



Ah, o pacífico e belo Oriente Médio.
É muito fácil fazer black metal no conforto de um estado laico. A coisa muda de figura quando se toca esse tipo de música em um país teocrata e fundamentalista. É a vez do Irã no especial de Copa do Mundo do Scream Blog Gore – e o país do Oriente Médio vem representado por duas bandas de uma vez.
O Mogh e o Cold Cry vêem das terras da antiga Pérsia. Mesmo vivendo sob um governo ultra-religioso que segue as leis do Alcorão ao pé da letra, os músicos foram corajosos o suficiente para gravar um split chamado Islam is Dead, em 2012. Como se o título não falasse por si só, a capa do disco mostra a Cúpula da Rocha em chamas: os caras dedicaram a gravação a destilar ódio contra a religião islâmica.

Uma capa convencional para um álbum de black metal - caso você não more em um país fundamentalista
 Ambas as bandas fazem um black metal bastante experimental e atmosférico, com a presença de instrumentos e ritmos tradicionais da região. 
O Mogh, grupo que abre o split, é um trio que toca de maneira lenta e melancólica, e em alguns momentos se aproxima do doom metal – especialmente na faixa Desperate Existance. Os vocais estridentes podem ser difíceis de assimilar a princípio, mas caem bem na proposta da banda. 
Passagens de dark ambient puro se revezam com ritmos folclóricos e riffs extremamente crus. Também é interessante o contraste entre os cantos tradicional da religião Islâmica e o vocal rasgado do black metal. A banda deixou o país recentemente – o SBG tentou entrar em contato com o grupo para saber a data exata, mas não teve resposta – e agora reside em Hamburgo, na Alemanha – será que tiveram medo da perseguição religiosa?


O Cold Cry, dono da segunda metade do disco, é uma one-man-band que aposta em músicas mais atmosféricas, com passagens de sintetizadores e bateria programada. O som flerta fortemente com o dark ambient e não acelera em nenhum momento – os elementos de metal extremo ficam apenas nos vocais e no clima fúnebre. No mais, o trabalho tem um quê de gothic metal bastante evidente: pianos, passagens acústicas, tom solene. O grupo também deixou o país recentemente, em data que não conseguimos descobrir.
O destaque negativo é a letra da faixa Be Afraid of The Aryan Blood, em que o multi-instrumentista Count Dracula (gente, que pseudônimo criativo) fala sobre a pureza do sangue iraniano. Ele invoca o passado persa e o imperador Ciro para conclamar a população a enfrentar os ‘sanguessugas anti-éticos’.
E o pior é que a música é boa, com uma melodia arrastada, violinos e alaúdes. Pena que um trabalho intenso como esse fique marcado pela ideologia do compositor. Nazistas não passarão!
                             


Mogh:
Cold Cry
Facebook
            MySpace
[ESPECIAL COPA DO MUNDO] Duas bandas de metal do Irã! [ESPECIAL COPA DO MUNDO] Duas bandas de metal do Irã! Reviewed by Rodrigo Menegat on 21:32 Rating: 5

2 comentários

Social Buttons