Especial: Metal Chinês!





O país da maior população do mundo tem uma cena muito interessante. Bandas de black metal por lá não faltam, e a maioria tem grande qualidade. Também são vários os conjuntos que misturam música folclórica tradicional ao seu som, bem no estilo do Shangren, que postei faz pouco. Enfim, nesse post vou explorar superficialmente algumas bandas de lá.

Um grupo muito interessante e relativamente conhecido é o Ego Fall. Eles fazem um melodeath/metalcore no estilo das bandas americanas do início da década. O diferencial está nas passagens de música étnica mongol, uns cantos esquisitos que tornam a música deles algo muito diferente daquilo com que estamos acostumados.


 O Tengger Cavalry é uma one-man band que segue essa mesma linha d folk, mas que por sua vez toca black metal melódico. Do mesmo modo, a mescla entre folclore e metal ficou muito bem feita. O único álbum deles foi lançado ano passado, e, para mim, foi uma das gratas surpresas de 2010.


Também tocando black metal, temos o Ritual Day. Relativamente famosos por terem aparecido no documentário Global Metal, eles fazem um tipo bem agressivo e extremo de metal negro. Seu único full-length, Sky Lake, é um diamante bruto de energia, garra e malevolidade sombria.


Outro som macabro é o do Darkness Over Depths, one-man band que aposta num som mais ambiente, viajante e introspectivo. Passagens sinfônicas e sintetizadas dão o tom, contrastando com pancadarias de death metal melódico.


 Também bastante atmosférico, o 206 and Thinkers traz um black/doom bastante interessante, outro a usar bastantes teclados. A primeira coisa que me veio a cabeça quando ouvi o som deles foi que eles soam como o Dance of December Souls do Katatonia somado a uma dose cavalar de orquestrações.


 O Voodoo Kung Fu é mais uma banda a usar música mongol, e é possivelmente a mais diferentes de todas que citei nesse post. Competiram no Metal Battle do Wacken em 2008, e conseguiram certo destaque na crítica. Foram até citados brevemente na Roadie Crew, se não me engano. E olha que pra Roadie Crew citar algo tão under, é porque o trabalho é bom!


 Para finalizar, tenho que falar da primeira e mais famosa das bandas pesadas de lá: o Tang Dynasty. O grupo foi fundado por um nova-iorquino, descendente de chineses, que se mudou para a terra de seus ancestrais. Lançaram só três álbuns, de um bom e pegajoso hard rock, importante dizer, desde 1992 até agora mas, apesar disso, ainda são uma banda ativa.



Segue uma indicação daquele que julgo o melhor álbum de cada banda citada. Enjoy (:

EgoFall – Spirit of Mongolia (2008)

Tengger Cavalry – Blood Sacrifice Shaman (2010)

Ritual Day – Sky Lake (2003)

Darkness Over Depths – The Dream (2006)

206 and Thinkers –  Lost Eternal (2005)

Voodoo Kungfu – Voodoo Kungfu (2008)

Tang Dynasty - A Dream Return To Tang Dynasty (1992)


Por Rodrigo Menegat
Especial: Metal Chinês! Especial: Metal Chinês! Reviewed by Alexandre on 14:20 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons