Flicts - Singelos Confrontos (2013)



Singelos Confrontos, o mais recente álbum dos punks paulistanos do Flicts, soa como um grito de liberdade. Lançado em abril de 2013, após um hiato de oito anos, o disco traz 11 faixas curtas que transbordam energia e combatividade. O trabalho tem mixagem de qualidade e parece mais sério se comparado aos lançamentos anteriores da banda, que primavam pela simplicidade e atmosfera festeira.

As canções versam sobre questões sociais e levantam a bandeira anarquista, temática característica do Flicts. Porém, dessa vez o grupo abandonou a irreverência. Se antes expunham a visão política através de metáforas e toques de humor, agora preferem uma abordagem mais direta. Tudo isso berrado pela voz impactante do vocalista, que parece ter um caixa de som na garganta.

A fórmula infalível do street punk convence, com refrãos grudentos, eventuais pisadas no acelerador e ritmo quase dançante. As letras impressionam, especialmente em Aos Que Ainda Ousam Sonhar e Latinoamérica. Rebeldes e maduras, não apenas ficam na cabeça como esbanjam inteligência. A última parece sair de um livro do escritor uruguaio Eduardo Galeano: 

“Nós somos filhos de sangues intensos / cada sangue, uma coloração / uma origem, uma direção / todos eles a se encontrar, todos eles a se misturar em nós / Filhos bastardos de um estupro sagrado e paternal / Ódio, amor e violência em conjunção carnal.”

Os mais puristas podem apontar que a produção está limpa demais. Também é válido dizer que em alguns momentos, a obra soa exageradamente pop – em um momento embaraçoso, a faixa Recordações lembra o CPM 22, tanto na letra quanto na levada. Além disso, falta uma canção sobre bares, amizade e farra, algo que contribuiria para aliviar o clima e faria jus ao passado brincalhão da banda.

Apesar disso, é impossível fazer um balanço negativo do álbum. O Flicts voltou para sacudir bandeiras pretas e pichar muros. Singelos Confrontos prova que, por mais raro que seja, é possível encontrar bandas que sabem falar de política. Quando isso se une a um instrumental competente, o resultado só pode ser boa música.


Facebook
MySpace
Last.fm
Twitter

Flicts - Singelos Confrontos (2013) Flicts - Singelos Confrontos (2013) Reviewed by Rodrigo Menegat on 01:13 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons