Hooded Menace – Discografia

Sem perder o fôlego nos novos posts por aqui, mas dando uma pisada no freio em relação ao som, apresento-lhes o finíssimo Death/Doom do Hooded Menace.
Formada em 2007 em Joensuu, na Finlândia, esses caras já contam com três discos lançados além de um EP e cinco splits. Tudo muito profissa e respeitável. Mas vou me focar nos três fulls.



Apesar da banda ser relativamente nova, já construíram um nome na cena. Respeitados e ouvidos por fãs desde de Doom tradicional, até fãs de Death e Metal extremo em geral, eles reúnem algumas qualidades que eu sempre respeitei e levo muito em consideração, sendo elas: O fato de conseguirem fazer um som claramente calcado nas bandas clássicas e consagradas, sem soar mero xérox. Eles trazem todas as características do estilo de maneira muito fiel, adaptados ao nosso tempo. Em quesito produção, por exemplo, são impecáveis. E em segundo lugar, a cada disco lançado, eles dão um passo a frente. Os três fulls conservam uma identidade própria, mas sem perder em vista qual é a proposta da banda.



O debut, intitulado “Fulfill The Curse”, de 2008, já surpreende com a competência dos caras. Mais baseado nos riffs e no gutural cavernoso, é um trampo simplista, arrastado, estupidamente grave e o mais old school da carreira da banda. Conservando muito do anterior, mas com apostas em melodias e até em faixas mais “épicas” (reparem bem nas aspas aqui), o segundo disco, intitulado “Never Cross The Dead” de 2010, é considerado por muitos a obra prima dos finlandeses. Apesar disso, seu sucessor, do ano passado, “Effigies Of Evil”, também foi muito bem recebido por fãs e críticas (figurou no nosso top 10 de 2012), mostrando que os caras ainda tem fôlego pra mais desgraceiras cheias de feeling maligno grudento e arrastado, no futuro.
Sempre bom saber que hoje em dia, além de tanta gente fazendo Metal extremo apostando na velocidade, estamos vendo bandas redescobrirem como explorar o peso e agressividade com riffs lentos e cadenciados. Já é uma tendência forte, e continuará sendo, se depender de nomes como o Hooded Menace.



Hooded Menace - Fullfill the Curse (2008)

Hooded Menace - Never Cross the Dead (2010)

Hooded Menace - Effigies of Evil (2012)


Por Guilherme Nogueira


Hooded Menace – Discografia Hooded Menace – Discografia Reviewed by Alexandre on 11:03 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons