Pi, poesia russa e neologismos



A banda 3,14... nasceu em Baku, Azerbaidjão, inicialmente como Alma Mater, porém adotou o nome atual em 2006. Eles fazem um Melodic Doom Metal carregado e obscuro na medida certa, criando a atmosfera perfeita para os principais temas utilizados nas composições: suicídio, dor e as relações humanas com o etéreo.
Atualmente possuem três álbuns na carreira:

Неизбежность (2009)

O nome do álbum significa algo como "imutabilidade" ou "destino"


Вперёд / Обратно (2010)

A tradução literal é "Avançar/Voltar"


Похороны лучшего друга (2012)

Algo como "o enterro do melhor amigo"


E é no single desse último álbum que vou me focar aqui. Com o nome Спаси и Схорони ("Sepultado em Segurança", em tradução livre), o single traz a música homônima, baseada no poema Frother ("Потец", no original), de Alexander Vvedensky.

Durante os quase catorze minutos da música, ouvimos a personificação dessa obra literária, onde um pai tenta explicar aos seus três filhos o significado da palavra Frother (um neologismo construído a partir das palavras "Father" e "Sweat", cujas traduções mais próximas seriam "Pai" e "sentir-se aterrorizado"). Assim como o poema, a música é dividida em três partes, cada uma representando uma forma de transmitir o profundo significado de Frother por meio de representações bíblicas.



Pessoalmente vejo essa obra como o símbolo da efemeridade humana. Um pai idoso e sozinho, tendo que preparar seus filhos pequenos para as privações da vida que enfrentarão. Uma metáfora da tristeza e da incapacidade total perante a factualidade da morte. Enfim, uma mensagem para ser lentamente digerida ao longo da música e do próprio álbum.

Além dessa música há uma animação russa que retrata fielmente Frother, postada abaixo. É um vídeo um tanto mórbido, mas que reflete positivamente a mensagem transmitida pelo autor.



As traduções foram feitas por mim de fontes em russo e inglês, portanto podem estar erradas ou incompletas.

Contato:

Facebook
Myspace
Youtube


Por Alexandre Romansine
Pi, poesia russa e neologismos Pi, poesia russa e neologismos Reviewed by Alexandre on 14:06 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons