As 5 maiores bandas da Noruega

Para aqueles que lêem nosso blog mais assiduamente, que o visitam faz mais tempo, sabem que eu já postei faz alguns meses o top 5 de bandas de Finlândia, que aliás, eu deveria atualizar. Mas enfim, o Rodrigo recentemente fez um top semelhante, porém de bandas da Suécia. Pois bem! Agora venho escrever mais um post do tipo, mas, desta vez, sobre o país que é a grande referência quando falamos em Black Metal, a Noruega.




Foi neste país situado no Norte gelado da Europa, antiga morada dos Vikings e detentor de grandes belezas naturais, que o estilo mais blasfemo, extremista e controverso do Metal achou a sua morada perfeita. Foi aqui que o Black Metal tomou força e se tornou um movimento mundialmente conhecido. Tudo isso graças a alguns incidentes como assassinatos (inclusive um caso de assassinato de um homossexual) e queimas de igrejas, envolvendo jovens músicos de bandas de Black Metal norueguesas do início e meados dos anos noventa.

Com isso, o movimento Black Metal foi falado no universo do metal pelos quatro cantos do mundo, com destaque para alguns membros que se tornaram mais notórios, como Varg Vikernes, Dead, Euronymous e Faust. Assim a Noruega se tornou detentora da cena mais forte e famosa do gênero, sendo referência suprema no assunto. Após estes fatos, o número de bandas do estilo não parou e não para até hoje de aumentar, e junto com as já consagradas, continuam a lançar obras primas do metal negro.


5. Enslaved


Admito  estar envergonhado porque não conheço muito o trabalho desta banda ainda. Mas sei muitíssimo bem a importância dela na cena norueguesa. Fazendo um Black Metal de maneira mais progressiva, muito voltado ao Viking Metal, eles fizeram história. Uma das primeiras bandas a erguer tão exemplarmente a bandeira do orgulho nórdico, da temática Viking no seu som, atitude e visual.

Frost (1994)


Segundo álbum deles e provavelmente o mais aclamado pelos fãs até hoje. Um belo exemplo do som Viking/Black da banda, com narrações e alguns teclados, somados ao velho Black Metal.

4. Emperor

Os grandes inventores do que ficou conhecido como Symphonic Black Metal. Foram os primeiros a adicionar muitos teclados para dar um novo ar ainda mais sombrio ao gênero, sem perder a agressividade. Apostaram em composições mais trabalhadas também.

Anthems To The Welkin At Dusk (1997)


A banda no seu auge. Uma mistura perfeita da agressividade do debut com orquestrações mais notórias e caprichadas. Também contaram com uma mixagem melhor neste disco.

3. Burzum

 

Acho que essa banda dispensa qualquer apresentação. Formada apenas por uma pessoa, que grava todos os instrumentos e vocais, o lendário Varg Vikernes, talvez o homem mais famoso da história do Black Metal. Escândalos a parte, o Burzum foi precursor de vertentes como o Ambient e o Depressive Black Metal. Graças as suas composições melancólicas e viajadas, quase mágicas.

Filosofem (1996)


Quarto disco do Burzum, e o mais maduro de todos. Apesar do peso dos anteriores ser muito presente, esse álbum já antecipava os próximos discos da banda, que seriam de música ambient, graças a algumas faixas longas e feitas apenas com sintetizadores.

2. Darkthrone 

 

Talvez a banda mais imitada na história do Metal Negro. Todas as hordas que seguem uma linha mais “raw” tem uma influência gritante do Darkthrone, isso quando não são puro Xerox desta. Ajudaram a criar aquela típica linha de riff do Black Metal europeu, que dá aquela atmosfera gélida à música.

Transilvanian Hunger (1994)


A faixa título é um dos maiores (para mim, o maior) hinos do estilo, com um riff que exprime claramente tudo que este gênero é de fato. O disco é o melhor exemplar de Black Metal norueguês, tendo tudo que este preza.

1. Mayhem

Sem dúvida a banda mais importante da Noruega. Por mais que pense, foram eles que criaram com força e peso toda esta grandiosa cena, abrindo espaço e lançando tantas bandas, pois Euronymous, líder do Mayhem, era dono da gravadora que lançou, por exemplo, todas as bandas que citei anteriormente no post. Talvez a horda mais antiga de Black metal do país, criada em 84, lançaram sua primeira demo em 86, muito antes dos lançamentos das outras bandas citadas anteriormente. Influente em todas as vertentes do metal negro, e também cheia de escândalos na história, o Mayhem conquistou com muita música o título de lenda que tem hoje.


De Mysteriis Dom Sathanas (1994)


Primeiro full da banda, conta com Varg no baixo, Euronymous na guitarra, Attila nos vocais e com letras do lendário Dead. O disco é mórbido e tenso, mas tem uma pegada old school muito presente.


Por Guilherme Nogueira
As 5 maiores bandas da Noruega As 5 maiores bandas da Noruega Reviewed by Alexandre on 18:25 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons