Belphegor – Blood Magick Necromance (2011)

Nem bem acabou 2010, nem bem publicamos a lista do post anterior, e já surgiu um grande álbum em 2011! Não será surpresa nenhuma se o novo lançamento dos austríacos – aliás, o leste europeu Europa Central no caso, but fuck it sempre produz bandas fantásticas de metal extremo – do Belphegor figurar nas listas como um dos melhores álbuns do ano.


Ao contrário do último lançamento, que era definitivamente um álbum de death metal mesmo que contasse com algumas pitadas e temática de black, essa é uma obra onde predomina o metal negro. Isso não quer dizer, entretanto, que o death foi completamente abandonado. Pelo contrário, ainda apareçam muitos e evidentes riffs típicos do estilo, com as habituais mudanças abruptas de andamento.

Esses resquícios, combinados com um black metal de passagens atmosféricas e estruturas bastante melódicas criam um álbum excelente, envolvente, bem produzido e que não comete o pecado maior das bandas de blackened death metal: soar comum demais.


Grande mérito da banda foi saber dosar os momentos de instrumental arrastado com exatidão. Muitos grupos falham nesse necessário balanço entre velocidade e cadência. Embora eu seja fã de sons que usem desse artifício para não ficarem presos apenas a velocidade e aos blast-beats, o exagero incomoda e é capaz de tornar um álbum inescutável. Exemplo dessa execução perfeita de mudanças de andamento é a épica faixa-título, que nos brinda com sete minutos de riffs incríveis, hora brutalmente furiosos, hora macabra e morbidamente lentos.

Outros destaques que merecem ser citados são Angeli Mortis de Profundis, a faixa de black metal mais puro do disco; a atmosférica Discipline Through Punishment; Rise to Fall and Fall to Rise que por sua vez é bastante cadenciada e melódica; e, por fim, Impaled Upon The Tongue of Satan, que ao contrário da anterior, é consideravelmente veloz, porém também cheia de melodia.


Por Rodrigo Menegat
Belphegor – Blood Magick Necromance (2011) Belphegor – Blood Magick Necromance (2011) Reviewed by Alexandre on 16:17 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons