Eluveitie – Discografia comentada

Essa aqui é uma das bandas que eu mais ouvi esse ano: o Eluveitie. Eles vieram da Suíça e tocam folk metal. Mas folk metal aqui não é sinônimo de alegria, florestinhas e pouco peso: apesar de contar com instrumentos folclóricos da cultura celta, o som é totalmente baseado no melodic death metal ‘de raiz’, o tal Gothemburg sound. AH! O nome do grupo é uma palavra em etrusco para designar os Helvécios, habitantes ancestrais do país de origem dos músicos.

Anna Murphy ♥ - normalzinha, mas toca Hurgy-Gurdy.
 
A banda foi formada em 2002 como um projeto exclusivamente de estúdio, e nessa condição gravaram seu primeiro registro, o EP Vên. Aconteceu que, ainda bem, a gravação teve uma recepção bastante boa no cenário underground, o que fez o Eluveitie se tornar uma banda “de verdade”, ou seja, passou a contar com músicos fixos – uma porrada deles – e a sair em turnê.

Vên - EP (2002)

Depois de vários anos tocando aqui e acolá na Europa abrindo shows para bandas maiores,  esses suíços fodões conseguiram uma gravadora, e logo veio a luz o primeiro full-length: Spirit, de 2006. Novamente, o trabalho causou um impacto enorme e positivo no cenário, o que fez da banda uma das promessas do metal europeu.

Spirit (2006)
 
Não demorou muito para conseguirem um contrato com outra gravadora, nada mais nada menos que a maior label de música pesada da atualidade, a poderosa Nuclear Blast. Pelo novo selo, veio outro álbum excelente, o Slania, de 2008:  o disco foi aclamado como um dos melhores do ano. A promessa virara realidade com esse clássico do metal moderno, merecedor de todos os elogios que recebeu.

Slania (2008)

O que esperar do próximo play? Mais do mesmo? NÃO, DEFINITIVAMENTE! Em 2009 veio o que é provavelmente meu favorito de toda a discografia deles, o Evocation I: The Arcane Dominion. A música celta continuava lá… Mas o metal desaparecera! O álbum é essencialmente música folclórica enérgica, sentimental e cheia de feeling.

Evocation I: The Arcane Dominion (2009)

E, enfim, chegamos a 2010. Lançaram mais um álbum, o Everything Remains (As It Never Was). Uma volta as origens, um som novamente calcado no melodeath, novamente metalizado, e com certeza um dos melhores lançamentos do ano até agora. Não deve nada para Slania ou Spirit, e, assim como toda a discografia dessa que é uma das maiores bandas da última década, é um must-listen.

Everything Remains (As It Never Was) (2010)
 

Se você quer um disco porrada, vai curtir mais o Slania ou o Everything Remains. Se quer ouvir uma coisa bem diferente e gosta de world/folk music, não perca tempo e ouça logo o The Arcane Dominion. :3

Por Rodrigo Menegat
Eluveitie – Discografia comentada Eluveitie – Discografia comentada Reviewed by Alexandre on 17:36 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons