Hegemone - Luminosity (2014)



Volto aqui pra falar de mais um lançamento de 2014. Dessa vez dos poloneses do Hegemone com seu debut, Luminosity. Lançado no final de maio de forma independente, o material conta com seis faixas e mais de quarenta minutos de um Post-Black Metal muito bem feito.


As letras possuem uma construção bastante simples, mas com um vocabulário mais requintado, deixando a mensagem contida em cada música mais rica e polida. Partindo pro que importa:

Diurnal: o disco começa com um intro bem Ambient, seguida da combinação de vocal e instrumental conhecida do boom do Post-Metal dessa década. O vocal fica entre o Black e o Sludge Metal e personifica muito bem o pessimismo do eu lírico.

The Hunt Within: a única faixa instrumental, porém a que mais tem destaque. Começando como uma continuação da trilha que abre o álbum, até que somos presenteados com o som de um saxofone. Sim, um saxofone, que rouba totalmente a cena e muda radicalmente o tom da música. Essa é somente a primeira mudança de várias outras que ouviremos nos próximos minutos.

Away From the Sun: pra variar, mais uma introdução em que a guitarra mostra todo o seu potencial e flerta muito bem com influências de Prog. A faixa vai avançando e o baterista vai aproveitando a deixa pra mostrar todo o seu trabalho. A letra mantém o prumo do álbum, como pode ser visto: Left bereft of hope, / Beseech for answers / Acrid hatred, / Is what overcomes

Lowborn: Com um toque quase Folk, a segunda metade do disco começa mais calma, nos revelando aos poucos suas diversas influências. Da metade da música pra frente temos uma boa diferença no andamento, que parece mais épico.

Nightingale: A faixa mais próxima de Black Metal de todo o cd, aqui não há tanta variação, mas nem por isso deixa de ser boa. Se você não é muito fã de experimentalismo, comece por aqui.

XXXIX: a última do álbum. Com um toque fluído e ao mesmo tempo minimalista, a faixa é introduzida por instrumentos de corda e percussão em harmonia, intercalando notas e criando a deixa para a ambientação que vem em sequência. Lá pela metade da música temos a impressão de que o álbum chega ao fim, quando há uma quebra e o ritmo muda, o vocal entra e temos um "bônus" muitíssimo agradável. A curiosidade é que essa é a única letra cantada em polonês.

Destaque: The Hunt Within



Nota: 9

Contato:
Facebook
Bandcamp
Youtube
Last.FM

Por Alexandre Romansine
Hegemone - Luminosity (2014) Hegemone - Luminosity (2014) Reviewed by Alexandre on 13:07 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons