Kryogh - discografia comentada

Kryogh é uma banda de Raw Black Metal espanhola que, possivelmente, possui a carreira mais curta da história. O ano de formação é desconhecido, porém presume-se que seja 2003, o mesmo ano de encerramento da banda. O motivo? O suicídio de seu instrumentista e vocalista, de identidade desconhecida.


Olhando assim a coisa parece bem interessante, um cara que sofre de algum distúrbio depressor lança duas demos recheadas de ódio, dor e pessimismo e após isso se mata, deixando um legado mágico para os fãs de DSBM (que não é exatamente a sonoridade da banda, mas passa bem perto). O problema é que, anos depois, o próprio membro da banda revela que não havia se matado e o Kryogh é apenas um projeto encerrado.

Cry of Souls, a "primeira" demo

Javier Sixto (que utiliza os nomes Erun-Dagoth e Dux Briargh) é o nome do piadista. Além de fazer parte de inúmeros projetos das diversas vertentes do Black Metal, o cara também é dono da Khazad-Dûm Studios e participante da Morbid Shrine Productions, duas gravadoras voltadas para o metal extremo. Multi-instrumentista, vocalista e letrista, o senhor Sixto possui uma carreira bastante extensa e digna de nota, porém o que interessa aqui é seu mais curto projeto.

Weak Mankind, com um capa beeem ruinzinha.

Como Kryogh, duas demos foram lançadas por um selo austríaco atualmente encerrado, o que na época ajudou a criar a aura de mistério sobre a banda. No total são quatro músicas, menos de vinte minutos de música reunidos na coletânea ...My Throne, mas que mostram um som denso, doentio e que facilmente passaria pelo trabalho de uma pessoa com sérios problemas pessoais. Tirando a atmosfera sombria, o material tem uma gravação porca e uma qualidade duvidosa, típicos do "Black Metal de garagem".


...My Throne

As músicas podem ser facilmente encontradas no Youtube, então se você não se importa com um som lo-fi, aproveite!


Por Alexandre Romansine
Kryogh - discografia comentada Kryogh - discografia comentada Reviewed by Alexandre on 01:56 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons