Mastodon - Once More 'Round the Sun (2014)

Olá, leitores do blog. Estou aqui com minha segunda resenha, dessa vez do Mastodon! :)

Quando o áudio da High Road foi divulgado, meu primeiro pensamento foi "se o álbum todo estiver nesse nível vai ser uma das melhores coisas que ouvirei esse ano", mas percebi que não era bem assim, já que a Chimes At Midnight mostrou uma pegada bem diferente.



Um belíssimo trabalho do artista americano Skinner.


Acabei de ouvir o disco pela primeira vez e já coloquei no repeat enquanto escrevo. Pra dar uma ideia rápida: os americanos mantiveram sua linha de Progressive Rock/Metal, sem agregar novos estilos ou voltar ao Sludge. Dois pontos de destaque nessa primeira audição são o ritmo contínuo e rápido durante a maior parte das faixas e a liberdade e expressividade das melodias. Esse é um belo exemplo de como o Prog pode ser muitíssimo bem utilizado sem soar maçante ou enjoativo.

A única coisa que me "incomodou" no álbum são os vocais. Acho que há um excesso de efeitos e falta energia, um punch que existe na faixa High Road (e sim, eu achei ela a melhor do cd). Não que os vocais estejam ruins, porém poderiam ser mais aproveitados e criar aquele ar de dualidade dentro das músicas que sempre me lembra o começo da banda.

Destaques:

High Road: a faixa com mais pegada do álbum. O instrumental é um pouco mais sujo que nas outras músicas, o vocais aparecem com mais energia e carregam a música muito bem com esse refrão grudento. O clipe pode ser conferido abaixo:

Once More 'Round the Sun: com menos de três minutos, a faixa-título é a menor da obra, mas nos compensa com uma bateria incessante e um show de como o progressivo pode e deve ser utilizado. Infelizmente é uma das músicas que, na minha opinião, poderia ter mais destaque no vocal.

Asleep in the Deep: um ritmo mais lento, uma pausa pra recuperar o fôlego e um tributo aos fãs dos primeiros álbuns. A sexta faixa reúne o melhor da banda ao longo dos anos em pouco mais de seis minutos.

Halloween: outra música com mais pegada já quase no fim do álbum. Pra mim é a única faixa onde os efeitos no vocal foram excepcionais. Uma trilha típica de Prog Rock, onde o vocal vai se arrastando com base nas guitarras, há um break e um belo solo pra completar.

No geral é um bom álbum, com ótimos momentos e outros não tão bons assim, mas acho que a aceitação deve ser muito boa, principalmente pelos fãs dessa "nova linha" da banda. Tirando alguns pontos que não são exatamente do meu gosto, recomendo muito que ouçam esse disco, mesmo se não conhecem ou não gostam do Mastodon, os caras conseguem sempre levar a música à outro nível de interpretação.



Se fosse pra indicar uma nota: 8

Contato:

Site oficial
Facebook
Last.FM
Myspace

Por Alexandre Romansine
Mastodon - Once More 'Round the Sun (2014) Mastodon - Once More 'Round the Sun (2014) Reviewed by Alexandre on 11:45 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons