Remnant - Spillra (2014)

Remnant é uma banda sueca de DSBM/Folk Metal fundada em 2012 em um hospital. Pelo menos é isso o que os músicos dizem. É bem difícil encontrar alguma informação relevante sobre a banda, mas o principal pode ser visto na página oficial no Facebook.



O debut da banda começou a ser gravado em 2013 e a cada música composta, gravada e editada, um vídeo novo era liberado no canal da banda no Youtube. Eis que finalmente o disco está completo, mixado e pronto para a distribuição, então vamos ao que interessa, o som: com a incomum mistura de Depressive Black Metal e Folk, os suecos mostram que sabem e gostam do que fazem, não é um tiro no escuro. As músicas são atmosféricas, muitíssimo bem compostas e executadas, bem características do estilo extremo, porém carregam a leveza instrumental do Folk e a clara influência de bandas de Post-Metal.

Com um vocal rasgado, guitarras agudas e um instrumento que eu penso ser um violão (vindo de uma banda de Folk nunca se sabe, né...), o álbum tem um andamento simples, variando entre momentos mais técnicos, sujos, emotivos e de uma sensibilidade ímpar na construção das faixas. Pelos comentários da página oficial, parece se tratar de uma one-man band; de qualquer forma, o letrista do grupo manda muito bem com letras realmente doentias, compostas em sueco, que nos deixam com certo receio sobre a real mensagem das músicas. Por exemplo, um trecho da faixa Demon traduzido por esse que vos fala:

O demônio em sua mente
Que tranforma sua felicidade em uma memória
Eu criei toda a sua insanidade
E garanto que você continuará somente como uma lembrança

Essa música em específico parece falar sobre uma pessoa doente fugindo de sua própria mente e perdendo a batalha para a insanidade. Perturbador, mas feita de forma exemplar.



O trabalho é conciso o suficiente pra merecer a atenção por completo. Não há uma única faixa que se destaque na obra e não me parece o tipo de disco pra se ouvir aos poucos, ele deve ser escutado por completo e mais de uma vez. Só assim conseguimos absorver a essência do som e a mensagem que ele passa.

Nota: 9

Contato:
Facebook
Youtube

Por Alexandre Romansine
Remnant - Spillra (2014) Remnant - Spillra (2014) Reviewed by Alexandre on 15:07 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons