Top 5: As melhores OST's pra se ouvir

OST's, ou Original Soundtracks, são as famosas trilhas sonoras que tem o papel de ambientar, preencher e completar o lado sonoro de diversas formas de arte, em especial os filmes, séries e jogos. Pensando nisso montamos uma lista com cinco OST's que devem ser ouvidas, são elas:

Silent Hill

Não é novidade que as músicas da série desde seu início eram compostas pelo gênio Akira Yamaoka. Foram sete jogos e centenas de músicas sob a tutela do japonês, que se tornou um ícone graças ao seu trabalho sombrio, que envolve um pouco de Noise, Ambient e Trip-hop.

Akira Yamaoka

Tratando de um jogo em específico, Silent Hill 1 é o destaque. Músicas como Silent Hill nos levam diretamente para o cerne do jogo, a falta de conhecimento do que nos espera e uma noção de que algo místico está por mostrar as caras. A história gira em torno de uma antiga seita religiosa na cidade e o desenrolar de um evento passado que garantiu a conturbada existência de Cheryl Mason, filha adotiva do protagonista do jogo.

As faixas são totalmente instrumentais, a exceção de Esperándote (que consta apenas na versão “Silent Hill Complete Soundtrack Ultimate Edition”), e garantem uma imersão profunda na história. Para ouvir a OST completa*, clique aqui.


*Entenda por completa a versão original, não as edições limitadas, bônus ou definitivas.

Ainda falando em SH, vale a pena mencionar o jogo Amnesia, que conta com músicas semelhantes em relação à sensação que passam, apesar de estilos bem diferentes. Também vale mencionar que, em Amnesia, não é incomum a ausência de músicas de fundo durante boas partes do jogo.

Tony Hawk's Pro Skater

Continuando no mundo dos jogos, não há como evitar THPS e suas adolescentes e rebeldes trilhas. Punk Rock, Alternative Rock/Metal, Rap e até canções de Thrash Metal, Irish Punk e Ska são vistas ao longo dos dez jogos da franquia, agradando a fãs das mais diversas idades e gostos.


Mas o verdadeiro marco na infância de muitos de nós foi o segundo jogo, que trazia 15 músicas da mais pura sede de destruição juvenil aliada aos gráficos um tanto toscos do PS1 e a jogabilidade duvidosa da época. You, do Bad Religion e Guerrilla Radio, do Rage Against the Machine eram perfeitas para a sequência de manobras impossíveis e tombos mortais ocorridos em partidas incessantes no multiplayer.

A OST pode ser ouvida diretamente aqui. Deleitem-se com a nostalgia :)

Dead Snow

Com o nome original de Død Snø, o filme de 2009 conta com uma soundtrack quase que totalmente composta de músicas norueguesas do cenário alternativo, e surpreende pela qualidade das canções.

A história gira em torno de um grupo de jovens que desperta um exército de zumbis nazistas mortos durante a segunda guerra e soterrados na neve. Recheado de sangue, cenas cômicas e suásticas nazistas, o filme foi bem recebido pelo público e pela crítica, tanto que recebeu uma sequência em 2014, dando sequência à história de onde ela parou no primeiro filme.


Segue a tracklist, com os destaques negritados:

The CC Cowboys – Harry
Age Aleksandersen - Min Dag
BBC Scottish Symphony Orchestra/Jerzy Maksymiuk - Dovregubbens Hall
Cyaneed - Nr 2
Benea Reach - Awakening
L.A. Laplanders - Roald Og Lena
L.A. Laplanders - Smellt På Tjukka
Animal Alpha - Fire! Fire! Fire!
Christian Wibe - Super Sober
L.A. Laplanders - Singel Og Dopa
Kai Eide - Mil Etter Mil
Kjell Lunde - Vi Er To Sma Fine Damer
Ludwig van Beethoven - Ode to Joy

Sons of Anarchy

A série americana ficou mundialmente famosa pelo uso abusivo de imagens com Harleys, armas, bebidas, violência gratuita e por sua excelência no quesito trilha sonora. As seis primeiras temporadas garantem mais de quinhentas músicas, entre autorais e covers, e o primeiro episódio da sétima e última nos traz oito novas canções, incluindo um cover de Queen.


Flatfoot 56, Flogging Molly, Elvis, The Forest Ranger e The White Buffalo são nomes comumente vistos ao longo dos episódios, marcando definitivamente algumas cenas no coração de seus fãs. Em especial, a associação entre som e enredo chega ao ápice na terceira temporada, onde a história se passa na Irlanda e a OST acompanha o ritmo festivo e alcoólico, comumente associado aos irlandeses.

A temporada tem o menor número de músicas entre as seis finalizadas, contando com "apenas" 78 faixas que vão desde um cover de No Milk Today no primeiro episódio até The Matador, executada pela banda The White Buffalo e considerada por muitos como um retrato desse arco da história. Na falta de uma lista oficial, a maior parte das músicas podem ser ouvidas aqui.

The Book of Eli


Após um desastroso conflito nuclear, os poucos habitantes da Terra vivem isolados em pequenas comunidades, com pouco ou nenhum contato, à sorte do futuro. Eli é um andarilho, possuir de um livro em que deposita a esperança da vida, do domínio das pessoas em prol de um bem maior e da continuação da existência no planeta. Com imagens predominantemente em tons de sépia, a história segue as andanças de Eli para o oeste nos mesmos tons pastéis observados no filme.

Nesse tom de ficção pós-apocalíptica, a trilha sonora tem um papel que vai além de complementar a história, ela praticamente dá vida às cenas de ação e garante o bom andamento do enredo. Instrumental, a ausência de vocalizações nos coloca cada vez mais próximos do deserto, do sol e da falta de confiança e segurança regidas pelas personagens. Aqui a violência é psicológica e os embates físicos são só um retrato da constituição mental dos lutadores, fator que engrandece a obra.

As 21 faixas que compõem a OST podem se tornar um tanto monótonas quando ouvidas isoladamente, mas a experiência auditiva continua sendo incrível. Pra quem ainda não viu o filme, ouvir essa playlist pode ser um incentivo.

Por Alexandre Romansine
Top 5: As melhores OST's pra se ouvir Top 5: As melhores OST's pra se ouvir Reviewed by Alexandre on 15:16 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons