Bruma - Redescubriendo el Invierno... (2014)



Bruma é uma banda do México formada por um único membro. A formação é recente e só há um registro em estúdio, o motivo desse post: Redescubriendo el Invierno...

O som inicialmente se mostra muito próximo de um Ambient Black Metal pouco tradicional, mais agudo que a média e com certas doses de psicodelia. A primeira faixa, Mist, reflete exatamente esse misto de estilos e ideias ao longo de quase oito minutos. A ausência de vocais também se repete em outras quatro músicas, com destaque para Eikasia.

Late Autumn Winds começa mais agressiva, rápida e com um vocal quase típico de DSBM, à exceção de não ser agudo, como é tradicional ao gênero. Quebras de ritmo, ênfase na bateria, insights lo-fi, tudo o que é comum ao DSBM noventista aparece aqui e torna-a quase um hino para os fãs do gênero. Após um hiato instrumental, The Freezing Void of Solitude volta a marcar o disco com a presença vocal. A partir daqui é inegável a influência de Shoegaze e Folk e finalmente podemos atribuir um estilo ao som: Post-Black Metal puro e simples.


Na sequência, Towards the Heart of Night tem uma introdução 100% Ambient, com barulho de chuva e acordes soltos completando a atmosfera decadente. Quando a introdução finalmente toma forma, uma pausa breve e a música se transforma: veloz, densa e com um clima um tanto abafado, outra faceta do metal negro se revela e o álbum se mostra mais interessante a cada momento.

Gentle Forest é a última canção com vocais antes do trio de instrumentais que fecha a obra. É tão atmosférica quanto brutal, tem toques de leveza que se fundem tão bem à violência da bateria que a transição entre a velocidade crescente e a calmaria acontece de forma muito natural, sutil, mas nem por isso é demorada. Essa dualidade nos faz voltar para o começo do disco e rever cada faixa, percebendo esses elementos em maior ou menor grau ao longo das 6 anteriores.

Infelizmente não encontrei as letras, mas segundo a Encyclopaedia Metallum, o tema principal da banda é a natureza. Só tenho elogios para esse debut, que me fez voltar a sentir aflito e nauseado ouvindo algumas poucas músicas. A beleza das canções está justamente no fato de transmitirem tantos sentimentos em um espaço tão curto. É mais indicado para fãs de DSBM, mas se você curte um Shoegaze ou até toques de Dark Ambient, não deixe de conferir.

Nota: 10

O disco pode ser ouvido completo aqui.

Contato:
Facebook
Bandcamp

Por Alexandre Romansine
Bruma - Redescubriendo el Invierno... (2014) Bruma - Redescubriendo el Invierno... (2014) Reviewed by Alexandre on 16:12 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons