Top 10: Melhores discos de 2014 por Alexandre

2014 foi um ano bastante ingrato, convenhamos, dezenas de mortes chocantes e acontecimentos desprezíveis, mas ainda assim tivemos tempo pra ouvir música boa e descobrir algumas pérolas no meio de tanto barulho sem sentido.

Doze meses e mais de 240 álbuns ouvidos depois, agora é hora de selecionar os dez melhores, tarefa quase impossível, mas que resultou numa lista interessante. Como já havia feito uma somente com Black Metal, esse Top 10 não conta com nenhum disco do estilo. Preparados ou não, lá vamos nós...

10. Narco - Dios te Odia


Lançamento mais recente dessa lista, o Narco leva a décima posição com um Horrorcore rápido para o padrão do estilo, violento na medida certa e com uma chuva de críticas políticas e sociais. Já resenhado aqui, essa lindeza tomou várias posições em pouco tempo e tem o merecido destaque na lista.

Destaque: Asesinato, Alcohol y Ácido

09. Enbilulugugal - The End Is Extremely Fucking Nigh


O ano teve uma enxurrada de bandas misturando Black Metal e Noise, algumas como primeira experiência, outras como continuidade de um longo trabalho. O Enbilulugugal se enquadra no segundo grupo, quebrando quaisquer barreiras e destruindo tímpanos com uma sonoridade feia e gritante, no nível desgraceira de qualidade.

Ouça o álbum completo aqui.

08. Akem Manah - Demons Of The Sabbat


Uma das poucas bandas de Death/Doom Metal que me trouxe surpresas esse ano, graças ao teclado que dá um ar completamente diferente ao som da banda. Também resenhado por aqui, o Akem Manah figurou por muito tempo na minha playlist e só não ganhou mais posições pela quantidade de coisas que ouvi.

Destaque: Demons Rise

07. Anchorless Bodies - Everything Might Fall Apart


Primeira "surpresa" da lista, uma banda de Metalcore. Não é dos meus estilos preferidos e eu geralmente passo longe das bandas, mas esse álbum me conquistou de certa forma. Melódico, com boas composições e algumas músicas bem grudentas, teve um número razoável de execuções ao longo dos meses e tempo suficiente pra deixar sua marca aqui.

Destaque: Somewhere to Dry Out

06. Novembers Doom - Bled White


Um dos lançamentos que eu mais esperava em 2014, foi quase uma decepção na primeira vez que ouvi, mas aos poucos fui conhecendo melhor essa obra e notando toda a sua qualidade. A inclusão de um tom progressivo no som me deixou apreensivo, mas depois de ouvir algumas músicas repetidas vezes, ganhou meu respeito e espaço para uma resenha.

Destaque: Heartfelt

05. Sólstafir - Ótta


Uma das bandas do meu coração, o Sólstafir não podia faltar na lista. Assim como seu antecessor, Svartir Sandar, Ótta pende mais para o lado psicodélico/progressivo e constrói uma verdade viagem lisérgica ao longo das faixas. Com um toque dos anos 70, mas soando contemporâneo, o álbum figurou em nossa lista de reviews.

Destaque: Lágnætti

04. Allegaeon - Elements of the Infinite


Já comentei isso no post sobre o disco, mas enfatizo novamente: eu passo longe de Death Metal, no geral. Tenho preconceito com o estilo e arrisco pouco no cenário, mas o Allegaeon me fez correr um pouco atrás do gênero com esse disco. Sinfônico, barulhento, com muita variação mas sem deixar o peso de lado, a versão limitada do disco me chamou muito a atenção, quase a ponto de garantir um lugar no pódio.

Destaque: 1.618

03. Adrenaline Rush - Adrenaline Rush


Segunda e última "surpresa" da lista, dessa vez uma banda de Hard Rock com vocal feminino. Ouvir o Adrenaline Rush foi um deleite logo na primeira música, que já soa moderna, um tanto alternativa, e tira aquela aura de farofa que eu tanto associo ao Hard. As canções são extremamente grudentas, com refrões bem encaixados e um instrumental bem destacado, complementado perfeitamente pela vocal.

Destaque: Girls Gone Wild

02. Kontrust - Explositive


Mais alternativo, mais dançante e pula pula, o Kontrust atingiu um novo nível de metal alternativo com esse álbum. Apesar de bem longo, praticamente toda faixa deixa sua marca ao longo do disco, e o repeat aqui é quase obrigatório. É mais do mesmo, só que ainda melhor.

Destaque: Just Propaganda

01. Eluveitie - Origins


Finalmente o primeiro, o disco mais foda do ano, a coisa mais linda que meus ouvidos escutaram! Origins é uma ode ao período clássico da banda, é realmente um retorno às origens, com mais experiência e, portanto, fazendo um trabalho melhor. Os vocais tem mais corpo e presença, o instrumental parece mais "brilhante" e as letras acompanham essa junção épica de uma forma difícil de explicar. As faixas bônus só servem para enaltecer a beleza dessa obra, que levou facilmente o primeiro lugar do ano.

Destaque: King

Recomendo que ouçam todos os discos da lista, que infelizmente deixou muita coisa de lado. Queria fazer um top 30 pra ser menos parcial, mas não rola, então que venha 2015!

Por Alexandre Romansine
Top 10: Melhores discos de 2014 por Alexandre Top 10: Melhores discos de 2014 por Alexandre Reviewed by Alexandre on 16:30 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons